Quem somos nós:

Minha foto
Somos alunas da 7ª série da Escola Pastorinhas. Este blog mostra os conteúdos estudados na disciplina de Geografia.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Paisagens Naturais da América Latina

Oi gente! Lembram que dissemos que iamos falar novamente da América Latina? Então o assunto de hoje é as suas paisagens naturais. Se nunca viram uma imagem por satélite do relevo da América Latina, aí vai:



A América Latina é um continente que possui uma biodiversidade enorme. A cada lugar que você vai, encontra uma nova paisagem, sendo ela uma floresta tropical, deserto, tundra, estepes, ou qualquer outro ambiente natural. Hoje nós falaremos sobre uma dessas paisagens que cerca parte da América do Sul: A Amazônia, mais precisamente a Amazônia Peruana.

A Amazônia Peruana
A Amazônia Peruana, é a parte da Amazônia que se localiza dentro do território do Peru compreendendo uma área de 782,880.55 km², ao oriente da Cordilheira dos Andes, na América do Sul. É a zona com menor população humana. A Amazônia Peruana é uma das áreas com maior biodiversidade do planeta. Na Amazônia Peruana é possível identificar duas regiões naturais: selva alta e a selva baixa:
  • A Selva Baixa: Esta eco-região é a mais extensa do Peru, se alcança entre 80 a 400 m. De clima muito quente sua temperatura media é de 28°C, alta umidade relativa (superior a 75%) e grande quantidade de precipitações pluviais. Seus solos são muito heterogêneos, mas quase todos são de origem fluvial e devido as altas temperaturas e altas precipitações possuem poucos nutrientes. Destaca a presença de grandes e caudalosos rios como o Rio Amazonas, Ucayali, Javari, Napo, Tigre, entre outros.
Bicho-preguiça
  • Selva Alta:  Este eco-região se estende nos sopés orientais da Cordilheira dos Andes, entre os 400 a 1000 msnm. Suas temperaturas são quentes nas partes baixas e frias nas partes de maior altura. A fauna é de origem amazônica com muitos endemismos (seres vivos que só habitam neste lugar mais não em outro no mundo), devido ao fator isolamento, ocasionada pela topografia acidentada dessa zona.
Galo-da-Serra ou "tunki"

A selva amazônica do Peru é uma das zonas com maior diversidade biológica do planeta. É tão grande a variedade de espécies que se estima que a maior parte delas ainda está por ser descoberta ou, pelo menos, estudada adequadamente. Peru é o segundo país, depois da Colômbia, no que respeita a quantidade de espécies de aves no mundo e o terceiro em quantidade de mamíferos, dos quais 44% e 63% respectivamente habitam a Amazônia Peruana.

Bom amiguinhos, por hoje é só pessoal! Hã? O que que há velhinho?! Tem uma dúvida? É só escrever sua dúvida no Mural de Recados. Bjos da Carol e da Vity :3