Quem somos nós:

Minha foto
Somos alunas da 7ª série da Escola Pastorinhas. Este blog mostra os conteúdos estudados na disciplina de Geografia.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O processo de desertificação do Sahel

Oii pessoal!! Hoje a gente vai falar um pouco mais sobre a África, o assunto é a desertificação do Sahel. É só ver o esquema a seguir.






A gente se vê na próxima!!! Um beijo...

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

África que pouco conhecemos...

Oi de novo gente! Hoje vamos falar de África, o país mais pobre de todos... Peguei vocês! África NÃO É PAÍS, é continente. Entenderam bem???
Quando falamos de África, imaginamos normalmente o Deserto do Saara, as belas savanas africanas com animais nativos ou, população negra. Mas na realidade, África não é só isso...
Com cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados, mais de 900 milhões de pessoas e, 54 países independentes, o continente africano é mais conhecido pelas suas belezas naturais, principalmente quando se refere à vida selvagem. Mas, o que encontramos de "grande" neste continente é uma enorme diversidade cultural, pois nela existem desde grandiosos vales, aonde a vida parece não ter fim, até desertos gigantes, como o Saara, o maior deserto do mundo, densas florestas, e até mesmo grandes altitudes que fazem ser possível ter neve na África. A imagem da pobreza e riqueza, nos dada pela televisão, também é muito óbvio por todo o continente, sendo caracterizado principalmente pelas péssimas condições de vida em muitos países.


Como em todo o lugar, o clima e o relevo é dado de acordo com as linhas imaginárias, e o continente africano é muito influenciado por esses fatores. Os domínios climáticos predominantes são: equatorial, tropical e, desértico.
O domínio climático equatorial fica no centro do continente, região muito quente e chuvosa. Nele se desenvolve a floresta do Congo, que abriga grande diversidade de espécies.
O domínio climático tropical ocupa cerca da metade do continente, onde o clima é extremamente quente, chuvoso no verão e, seco no inverno. Ele é o domínio das savanas africanas, onde se desenvolvem árvores e arbustos de portes variados.
O domínio climático desértico fica na parte norte (Saara) e sul (Kalahari) do continente, região de clima extremamente quente e seco. A vegetação é escassa e adaptada a falta de água.


O termo “berço da humanidade” foi dado à África por abrigar uma das civilizações mais antigas do planeta, os egípcios, que formaram um poderoso “império” a mais ou menos 4 mil anos atrás. Portanto, toda essa riqueza cultural e natural do continente, torna a África um espaço muito particular.
Em conseqüência a esta diversidade, não é tarefa fácil dividir a África por regiões devido a sua diferença cultural ao longo do continente. Mas, como aprendemos anteriormente, pode-se definir duas formas básicas de classificar uma região: as questões físicas (localização geográfica) e questões humanas (cultura).
África: regiões num continente
Se dividirmos a África por regionalização por questões humanas, nós podemos classificá-la em duas regiões: África "branca" ou Islâmica e África "negra" ou Subsaariana.
Isto é possível por causa da influência que a África Islâmica sofreu da ocupação dos povos do Oriente Médio (Ásia), tendo como resultado um espaço totalmente diferente da África Subsaariana, caracterizada pelas culturas regionais descendendo de milhares de tribos africanas. Também, a própria cor da pele dos africanos nessas duas regiões é diferente: os descendentes de árabes possuem uma pele clara e, os africanos descendentes das tribos africanas têm uma cor mais negra.
Sendo assim, a África vem é o resultado de anos de ocupação e influência de diversas culturas do mundo que transformaram seu continente num lugar com imensa diversidade e muitas vezes com falta de recursos econômicos, mas por outro lado, suas belezas naturais são únicas e, estão permanentes em todo seu território... Fiiim!!
 Obs: Abaixo segue outra postagem sobre África. Bjão prôceis!

As raízes do subdesenvolvimento africano

Para você entender melhor o conceito histórico de subdesenvolvimento da África, separamos o texto em tópicos, assim fica bem mais fácil de entender. Espero que entendem, hahaha!
  • Divisão da África:

No século XIX, a África (como a América) passou a ser colônia de potências europeias como Inglaterra, Espanha, França, Holanda, Portugal, entre outros. A partir dessa época, a África nunca mais foi a mesma.
Com o advento da Revolução Industrial na Europa, as metrópoles estavam necessitando de muita matéria-prima (ferro, chumbo, borracha, etc) para garantir o suprimentos das máquinas. Com essa necessidade, as metrópoles europeias exploram MUITO os recursos naturais existentes no continente africano. E para melhorar a situação das colônias na África, as metrópoles promoveram uma divisão no continente.
Essa divisão foi realizada na Conferência de Berlim em 1885,  com a participação de: Inglaterra, França, Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica e Itália. E ainda por cima essa divisão foi traçada sem o respeito de aspectos naturais, por isso dizemos que a África possui fronteiras e limites artificiais... Quem não sabe, procure! Não e difícil de entender.

  • Movimentos de resistência:
Diversas nações africanas resistiram à invasão dos europeus por meio de guerras e confrontos que, em alguns casos, duraram várias décadas. Porém, mais bem armados que os nativos eram, os europeus esmagaram esses movimentos, provocando o extermínio de algumas nações nativas. E além disso, essas nações foram obrigadas a  usar roupas, a mudar seus valores étnicos e morais, seu idioma, hábitos alimentares, e muito mais.
Essa situação se prolongou, aproximadamente, até a metade do século XX, quando se iniciou o processo de descolonização, que vamos ver abaixo.

  • A descolonização da África:
Depois do final da II Guerra Mundial, em 1945, os países da Europa se encontravam muito enfraquecidos por diversos fatores. Em função disso, as colônias europeias na África se motivaram a fazer movimentos pela independência.
Mas a descolonização não foi igual em todas as colônias, por exemplo: No país 1 a metrópole devolveu pacificamente o controle aos colonizados. Já no país 2, o poder da metrópole só foi retirado depois de diversas lutas violentas entre os nativos e os colonizadores.
Esse movimento de independência das colônias europeias na África ficou conhecido como o processo de Descolonização.

Bom até a próxima... Beijão