Quem somos nós:

Minha foto
Somos alunas da 7ª série da Escola Pastorinhas. Este blog mostra os conteúdos estudados na disciplina de Geografia.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

As raízes do subdesenvolvimento africano

Para você entender melhor o conceito histórico de subdesenvolvimento da África, separamos o texto em tópicos, assim fica bem mais fácil de entender. Espero que entendem, hahaha!
  • Divisão da África:

No século XIX, a África (como a América) passou a ser colônia de potências europeias como Inglaterra, Espanha, França, Holanda, Portugal, entre outros. A partir dessa época, a África nunca mais foi a mesma.
Com o advento da Revolução Industrial na Europa, as metrópoles estavam necessitando de muita matéria-prima (ferro, chumbo, borracha, etc) para garantir o suprimentos das máquinas. Com essa necessidade, as metrópoles europeias exploram MUITO os recursos naturais existentes no continente africano. E para melhorar a situação das colônias na África, as metrópoles promoveram uma divisão no continente.
Essa divisão foi realizada na Conferência de Berlim em 1885,  com a participação de: Inglaterra, França, Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica e Itália. E ainda por cima essa divisão foi traçada sem o respeito de aspectos naturais, por isso dizemos que a África possui fronteiras e limites artificiais... Quem não sabe, procure! Não e difícil de entender.

  • Movimentos de resistência:
Diversas nações africanas resistiram à invasão dos europeus por meio de guerras e confrontos que, em alguns casos, duraram várias décadas. Porém, mais bem armados que os nativos eram, os europeus esmagaram esses movimentos, provocando o extermínio de algumas nações nativas. E além disso, essas nações foram obrigadas a  usar roupas, a mudar seus valores étnicos e morais, seu idioma, hábitos alimentares, e muito mais.
Essa situação se prolongou, aproximadamente, até a metade do século XX, quando se iniciou o processo de descolonização, que vamos ver abaixo.

  • A descolonização da África:
Depois do final da II Guerra Mundial, em 1945, os países da Europa se encontravam muito enfraquecidos por diversos fatores. Em função disso, as colônias europeias na África se motivaram a fazer movimentos pela independência.
Mas a descolonização não foi igual em todas as colônias, por exemplo: No país 1 a metrópole devolveu pacificamente o controle aos colonizados. Já no país 2, o poder da metrópole só foi retirado depois de diversas lutas violentas entre os nativos e os colonizadores.
Esse movimento de independência das colônias europeias na África ficou conhecido como o processo de Descolonização.

Bom até a próxima... Beijão

4 comentários: